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CASES

Petrobras

Em Outubro de 2010 a Space Airships celebrou um contrato com a Petrobras, com inexigibilidade de licitação, para conduzir um programa experimental de aerocinematografia com monitoramento aéreo de obras de gasoduto numa área de difícil acesso na Serra do Mar entre Mogi das Cruzes e Santos, durante oito meses.

Nossa operação com um VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) A-20, coletando vídeos e fotos duas vezes por semana e distribuindo através de uma rede funcional online, permitiu que diversos setores da Petrobras, em diversos pontos do país, pudessem acompanhar simultaneamente via internet o avanço das obras numa frente de trabalho de mais de cem quilômetros, praticamente em tempo real. E isso representou enorme economia para a Petrobras, sobretudo através da agilização de decisões gerenciais.

Em meio ao programa, foi conduzido um bem-sucedido sub-programa de teste de novas tecnologias, que dotou a Petrobras de uma fabulosa ferramenta de informação SMS nos casos de contingencia.

Foi um programa pioneiro e a Petrobras considerou o serviço como grau “Excelente” nesse trabalho, que foi concluído em Julho de 2011.

Goodyear

A Goodyear investe em Dirigíveis como tema central de suas campanhas de comunicação desde o início do século. No Brasil, a Goodyear confiou a operação de seus dirigíveis à Space Airships.

Entre 1998 e 2002, o dirigível PR-MKJ foi batizado pela Goodyear como “Spirit of the Americas”. Era um modelo A-60 da American Blimp Corporation com capacidade para quatro passageiros e voou no Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. 
 
Esse dirigível transmitiu a primeira partida de futebol nesse tipo de plataforma dando inicio a uma cooperação técnica entre a Goodyear e a Rede Globo de Televisão, que durou mais de quinze anos.
 
Entre 2003 e 2006 o dirigível da Goodyear passou a ser o “Ventura” nome de batismo do PR-ANA, um modelo A-150 com capacidade para nove passageiros, que ficou famoso na Cidade de São Paulo sob o apelido de D.Ana.
 
A cada ano é feita uma programação do roteiro do dirigível com ênfase no planejamento de comunicação orientada ao fortalecimento da marca em nível institucional. Dessa forma, os componentes desta mídia marcam presença nos grandes eventos patrocinados pela Goodyear nos estados do Rio e São Paulo, realiza passeios VIPs com convidados especiais dentro do programa de marketing de Relacionamento, utiliza o seu painel luminoso para divulgação de mensagens preventivas de acordo com a campanha de Responsabilidade Social, dentre outras necessidades pontuais de reforço às áreas de produtos específicos que precisem de impacto imediato.
 
O retorno tangível sobre o investimento neste tipo de mídia acontece basicamente de duas formas: através de Marketing Espontâneo, com matérias em mídia impressa e eletrônica e, a partir do intercâmbio de imagens por meio de câmeras de alta definição, com redes de televisão, o que vem a multiplicar exponencialmente a visualização da marca.

 

Spirit of America e Ventura

Países visitados
Brasil, Uruguai,
Paraguai e Argentina
Capitais brasileiras visitadas
Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Belo Horizonte, Vitória,Brasília e Salvador
Horas totais voadas
8.000
Distância Percorrida
623.000 Km
Média de efetividade
   Eventos
97%
   Exposição
83%
Média de cancelamentos
   Meteorologia
4%
   Falha
2%

 

Cases internacionais

A participação de Dirigíveis na cobertura de Jogos Olímpicos de verão e inverno, passou a ser exigência das emissoras de TV, interessadas na incomparável qualidade de imagens produzidas por essas estáveis plataformas de transmissão.

Um dos mais desejáveis subprodutos da filmagem aérea de eventos a partir de dirigíveis é a possibilidade de bonificação em mídia, através do intercâmbio de imagens por exposição com emissoras de televisão, que vem a multiplicar exponencialmente a visualização do produto.

Nos Estados Unidos, o valor da bonificação em mídia de um dirigível na cobertura esportiva é de aproximadamente 280.000 dólares por evento.

Na Inglaterra, o dirigível da Sky Sports, que atua na cobertura dos jogos do campeonato de futebol do Reino Unido, vem apresentando índices de retorno de aproximadamente 47.000 dólares por partida.

O ‘case’ da Whitmans, que lançou uma nova linha de chocolates no mercado australiano em 1997 tornou-se clássico.

A Campanha, baseada na utilização de um Dirigível A-60+, conduziu o produto a uma fatia de 24% do mercado em apenas 180 dias. E com um investimento muito menor que o concorrente, inicialmente líder absoluto de mercado.